sábado, 4 de outubro de 2014

Cigano Tiago

A mocidade passou pelo Cigano Tiago sem que ele percebesse os males que acarretaria com seu modo de viver desregrado. Bebia em excesso, fumava de forma compulsiva, além de passar noites e noites em claro com mulheres diferentes devido seu caráter boêmio, e para piorar o quadro, viajava muito sem pouso certo para descanso ou boa alimentação. Quando se deu conta que já passava dos trinta anos, estava afastado da família e nada construíra de sólido, então repensou nos rumos que tomaria. Com algumas sequelas da vida pregressa (pulmão fraco, magreza mórbida e dentes comprometidos), voltou a morar em seu clã para que dele cuidassem, e assim foi feito, posto seus males não serem irreversíveis. Em aproximadamente dois anos Tiago parecia outra pessoa: deixou os vícios, voltou a ter aparência saudável, casou e se empenhou em utilizar os ensinamentos dos ancestrais que aprendera desde criança.

Paralelo a recuperação física, o Cigano Tiago tratou de fortalecer seu espírito; atitude pela qual teve ótimo êxito e pôde atuar ajudando ciganos e não-ciganos com as propriedades terapêuticas das ervas, assim como pela leitura da sorte através de dados e de patacas. Os anos se passaram e este Cigano ganhou fama de bruxo, passando a ser muito respeitado por onde andava. A alternância de punhais em cintura transformou-se em lenda: diziam que ele os colecionava para cortar magias nas noites de lua cheia.

Tiago era alegre, brincalhão, mas não deixava de apregoar sobre o fortalecimento do espírito através da fé após tantos infortúnios distante de crenças. Quando chega em Terra faz saudação à Santa Sara e logo começa a trabalhar. Emite passes de cura, dá conselhos sábios e se dispõe a ajudar pessoas que se sintam sós e desamparadas. O Cigano Tiago gosta de usar sempre um lenço combinando com a faixa, estes conjuntos podem ser nas cores vermelha, amarela ou verde; vibrações das cores de seu trabalho. Como adorno tem preferência por anéis grossos e sem pedras, aprecia cordões, pulseiras e pequenas argolas - todos seus acessórios são na cor dourada.
Para agradá-lo em oferenda faz-se com punhal, dados, vinho, maça ou pêra. A vela de Tiago é amarela e os incensos de que ele se agrada são os de essências de ervas. Quando Tiago é solicitado, independente da pessoa ser médium, o mesmo se conecta com quem o chama por meio de suas oferendas que podem ser entregues no quintal, em jardins ou praias, devido a entidade apreciar energias de locais ligados à natureza.

  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de J. Cadelino
http://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-04-18T01:18:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário