segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cigana Lola

Nascida na Romênia e criada na Espanha, a Cigana Lola foi destaque entre os seus. Muito cedo mostrou aptidão pela dança e paixão pelos aplausos. Costumava fazer apresentações entre gadjos (não-ciganos) e conquistou fama em solo espanhol. Era temperamental, no entanto, respeitava os costumes de seu povo, chegando a casar com um cigano que seus pais escolheram sem fazer nenhuma objeção, mesmo não estando apaixonada. Dominava o sapateado, mas preferia rodopiar descalça em praças e tablados com véus coloridos e saias rodadas. Os vestidos que esta cigana usava eram requintados e arrematados com pedrarias. Carismática, conquistava a todos com seu sorriso e encanto, demonstrava claramente suas habilidades em chamar para si as atenções. Sua graciosidade podia ser notada pelo respaldo que tinha em lotar os lugares por onde se apresentava.
Quando o espírito de Lola chega em Terra faz honrosa saudação à Santa Sara, logo após pede véus, lenços ou xales de cores vivas. Gosta de se enfeitar com brincos grandes, braceletes e vários anéis. Sua bebida predileta é vinho branco, mas aceita champanhe ou coquetel de frutas com o mesmo apreço. Sente prazer em cantarolar, e quando conversa, nota-se certo sotaque espanhol.
A Cigana Lola se mostra determinada, altiva e cheia de vigor. Adora chamegos e paparicos, diz ser uma artista no qual sua estrela jamais será ofuscada. Para agradá-la em oferendas faz-se com rosas e velas vermelhas, perfume e incensos com essências florais, xales e véus em tons vibrantes. Seus encantamentos são direcionados para quem busca sucesso e fama, seja no âmbito social ou profissional.
  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de Maria do Carmo da Hora
http://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-02-08T00:48:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário