quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Oferendas Ciganas em altar

dia desses me deparei com um artigo que achei por demais estranho. O mesmo dizia que em um Altar Cigano deve ter vinho para o cigano e licor a cigana; achei um absurdo! O altar não deve de maneira alguma ser maculado, pois sabe-se que é um lugar de louvor e graças, um espaço sagrado. Somente deverão fazer parte deste ambiente materiais magísticos ou de decoração ao agrado do povo cigano. E se por ventura um Cigano(a) pedir bebida no altar, este estará em pleno trabalho, ou seja, aquele pedido tem um fundamento para aquela ocasião, e a energia da bebida em questão certamente que será manipulada para magia. Além de que, nem todo cigano gosta de vinho (meu cigano protetor não gosta) e nem toda cigana aprecia licor.
Está longe de ser regra, mas o ideal para se fazer oferendas em casa com bebidas é em uma mesa ou tabuleiro forrado por uma toalha ou lenço a gosto de quem faz a entrega, não obrigatoriamente precisarão ser estampadas como dizem por aí. O forro dá-se pela beleza e cuidados, não é um item indispensável. Todas as minhas ofertas de bebidas alcoólicas, sucos e frutas são feitas em bandejas e colocadas sobre uma mesa bem próxima ao altar. Já as flores ficam sobre o ambiente de veneração.

Mesmo expressando meu modo de trabalhar com as entidades de minha tenda, deixo claro que cada espírito cigano tem sua individualidade e gosto próprio, embora a grande maioria dos rituais tenha traços em comum. Portanto, devo salientar que “as regras” são mais apropriadas quando ditadas pelos nossos protetores. Como diz um antigo ditado popular: “cada cabeça é uma sentença!”.

  • Valéria Fernandes
http://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-12-03T16:30:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário