quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cigana Mina

Mina foi uma formosa cigana nascida no norte da Índia no século do Êxodo Cigano, e mesmo sendo de uma casta muito baixa denominada de “párias” (hoje conhecida como “dalit”), jamais abandonou sua pátria e suas crenças. Enquanto quase todo o povo cigano saía da Índia em busca de lugares que o acolhesse com o devido respeito, a Cigana Mina se submeteu às normas invasivas do lugar. Casou, teve filhos, muito embora os tenha criado por longos anos com bastante dificuldade. Somente com o passar dos tempos foi que Mina e sua família puderam gozar de algumas regalias, estas conquistadas através do esforço familiar. Desencarnou idosa, mas se apresenta jovem e faceira.

Quando a Cigana Mina chega em Terra reverencia os deuses hindus. Saúda Lord Ganesha na intenção de retirar os obstáculos dos caminhos de quem estiver presente, já à deusa Lakshmi a bela Cigana pede fartura de alimentos e abundância de amor. Canta e dança sem inibições. Não costuma aportar em centros religiosos devido escolher os médiuns que trabalhem exclusivamente com as raízes ciganas.

Adora ser presenteada por jóias (bijuterias), principalmente por muitas pulseiras, anéis e brincos vistosos. Como adorno de cabeça prefere lenços grandes, no entanto as tiaras e testeiras a deixem muito contente. No que se refere à cor de suas roupas aceita bem as que têm tons cobres, vermelhos e alaranjados. Gosta de muitas correntes douradas no pescoço e tornozeleiras prateadas. A única exigência de Mina é que na casa em que ela "ancore" com frequência tenha um quadro, tapeçaria ou estatuetas com as imagens dos deuses Ganesha e Lakshmi respectivamente.

A magia da Cigana Mina é muito peculiar. Ela manipula incensos de varetas e tabletes, velas coloridas, um pedaço de tecido fino, linha, agulha e moedas correntes. Sua encantaria é direcionada quase sempre para prosperidade. A cor de vela para oferecer a Cigana Mina é laranja, já a essência de incenso é flor de lótus ou jasmim.
  • Valéria Fernandes
Pintura de G. Bendne
http://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2010-12-03T16:30:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário