sábado, 10 de janeiro de 2015

Carmen – Eterna Sedutora

Sempre que vejo uma cigana vestida em luxo e ao lado de um toureador, lembro-me da ópera de Bizet, Carmen - obra esta que deu procedência a muitas outras cujo enredo trata do triângulo amoroso entre a sedutora cigana Carmen, o soldado Dom José e o toureiro Escamillo. A ópera francesa, fenômeno de sucesso ainda nos dias atuais, deu origem a outras apreciações artísticas do mesmo gênero, mas, sobretudo, teve sua releitura em peças teatrais, no cinema (Carmen, A Cigana; Os amores de Carmen e outros) e até mesmo teledramaturgia brasileira.

Novela
Anovela de Glória Perez, protagonizada por Lucélia Santos em 1987/1988, também era apresentada somente com no nome da cigana, e como pano de fundo, bem ao estilo brasileiro, a autora utilizava-se de elementos do candomblé e de suas entidades, principalmente da Pomba-Gira Cigana que incorporava em Carmem após um pacto de sangue feito por ambas, isto para seduzir quem bem desejasse, em princípio a favor de Carmem. O trágico final da criação de Bizet é repetido na telenovela, porém imperdível em qualquer expressão artística.    

Valéria Fernandeshttp://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-10-10T00:02:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário