Defensora da natureza, guardiã dos caminhos, guia dos viajantes e sempre um passo à frente seus protegidos para bem direcioná-los, a Cigana Sarita é espírito cigano incumbido de zelar pelo o Elemento Terra. E por emanar energia telúrica, quem está sob os cuidados desta cigana tende a dar atenção especial ao corpo físico, à beleza, à sexualidade, gostando também de desfrutar da vida familiar e dos valores tradicionais, desde que em paralelo ao cultivo dos desejos e ambições de ordem prática.
A Cigana Sarita trabalha com pedras, com cristais, com solo, com ervas, com ouro, com cobre, com sal grosso e com frutas de qualquer estação. Manipula mais frequentemente energias vindas das cores amarela, alaranjada e marrom. Embora prefira o solo fértil, as rochas e as pedreiras para extrair força para suas magias, esta Cigana também faz contanto com a Mãe-Natureza em águas mansas, tais como fontes, lagos e rios; isto para não deixar quem dela precisa voltado demais para matéria, correndo perigo de negligenciar os sentimentos como o amor, a amizade, a intuição, a ternura e sabedoria interior; peculiaridades do Elemento Água.
Os protegidos da Cigana Sarita sentem necessidade de andar descalços para manter contato com a natureza, recarregando assim constantemente às energias para manter um bom equilíbrio em suas jornadas. Não gostam de arriscar o que conquistaram com receio de não adquirem novamente em caso de perdas. Além dos encantos pessoais que Sarita desperta naqueles que com ela trabalham, incentiva-os a serem justos, a agirem dentro das leis dos homens e em conformidade com seu meio social.
A fecundidade, a maternidade, os minerais, o dinheiro, o comércio, as estradas, as construções, a inteligência prática, o crescimento, a expansão entre outras características de cunho sólido estão sob o domínio da Cigana Sarita e de outras Entidades de luz que se afinam com o Elemento Terra.
Para agradar esta Cigana oferta-se balaios de frutas, vinho tinto, rosas ou flores amarelas, incensos herbais e florais e velas de cor amarela. Sarita gosta de música, de pandeiro, de jóias, de fitas coloridas, de animais domésticos e silvestres, de jardins, matas e florestas. É devota de Santa Sara kali e tem estreita relação com o Povo de Rua, a quem recorre quando seu trabalho é mais denso.
Em um altar feito para Cigana Sarita não deve faltar pedras, cristais, jóias douradas, tachos de cobre e palhas de trigo - que representa ‘o pão nosso de cada dia’, o sustento. Pode-se pedir a esta Cigana força de vontade, fertilidade, trabalho, abundância, prosperidade, perseverança, firmeza nos propósito, autoconfiança, potencial realizador.
Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora
http://www.losciganos.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-02-13T00:18:00-03:00&max-results=100&reverse-paginate=true
Nenhum comentário:
Postar um comentário